
Desafios e Atividades - OFE Agrofloresta
A Cooperativa Agrícola de Tomé-Açu (CAMTA), do Estado do Pará, iniciou o Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA), que consiste no consórcio de árvores frutíferas e outras árvores com a agricultura na década de 1970. A cooperativa tem processado produtos agrícolas produzidos no SAFTA, superando o obstáculo de estar localizada longe do mercado.
Atualmente, a CAMTA está digitalizando o SAFTA e está testando a orientação agrícola para os membros com base nas informações da terra inseridas em um GIS usando o sistema Terras Gector da Terras App Solutions.
​
Neste Projeto, as informações existentes como o histórico de produção e o histórico de remessa, serão compiladas em um banco de dados e vinculadas ao sistema acima para automatizar a utilização e a análise de dados, promovendo ainda mais a digitalização do SAFTA. Além disso, através desta digitalização, espera-se introduzir o SAFTA nas pequenas cooperativas das áreas vizinhas.
​
Conceito de OFE no início do projeto:
-
Arquivo da informação existente (materiais e equipamento de entrada, aquisição, produção, histórico de expedição, gestão do processamento, etc.)
-
Mapeamento das atuais áreas de cultivo e das futuras áreas de expansão
-
Monitoramento através de imagens de satélite
Localização - OFE Agrofloresta

