
Bem vindo!
Aqui você pode acessar diferentes materiais relacionados à Agricultura de Precisão e Digital

Apresentação sobre a Evolução dos Sistemas Agroalimentares Baseados em Dados no Japão
Autoria: Dr. Sakae Shibusawa. 2024.
Resumo: Documento apresentado pelo Dr. Sakae Shibusawa em visita ao Brasil, no Workshop sobre a Padronização de Dados de Máquinas Agrícolas.
O material discorre sobre a experiência Japonesa no assunto, proporcionando insights valiosos para o sucesso do processo no Brasil.
Acesse aqui.

Agricultura Digital - Pesquisa, desenvolvimento e inovação das cadeias produtivas
Autoria: MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; OLIVEIRA, S. R. de M.; MEIRA, C. A. A.; LUCHIARI JUNIOR, A.; BOLFE, E. L.
Publicado em 2020.
Resumo: A transformação digital no campo rumo à agricultura sustentável e inteligente. Agricultura digital: definições e tecnologias. Modelagem agroambiental e a transformação digital da agricultura. Geotecnologias na agricultura digital. Computação científica na agricultura. Visão computacional aplicada na agricultura. Tecnologias desenvolvidas em Agricultura de Precisão. Engenharia da informação: contribuições para a agricultura digital. DPIN: um dicionário dos nanoambientes internos das proteínas e seu potencial para transformação em ativos para a agricultura. Aplicações da bioinformática na agricultura. Genômica aplicada às mudanças climáticas: biotecnologia para a agricultura digital. Ecossistema de inovação em agricultura: evolução e contribuições da Embrapa. O direito frente à digitalização da agricultura. Inovando a comunicação na era da agricultura digital. Forças motrizes para a agropecuária brasileira na próxima década: implicações para a agricultura digital. Desafios, tendências e oportunidades em agricultura digital no Brasil.
Acesse aqui.

A inteligência artificial na pesquisa agrícola
Autoria: SARAIVA, A. M.; OSÓRIO, F. S.; COLAÇO, A. F.; DRUCKER, D. P.; MENDIONDO, E. M.; CORRÊA, F. E.; SOARES, F. M.; MOLIN, J. P.; BENSO, M. R.; MARQUES, P. A. A.; SILVA, R. F. da; MIRANDA, S. H. G. de; COSTA, W. F.; DELBEM, A. C. B.
Publicado em 2024.
Resumo: A agricultura é um dos setores mais importantes da economia, fundamental para prover alimentos, fibras e energia para a humanidade. No Brasil é importante fonte de empregos e para uma balança comercial positiva. É também um dos setores que mais impactam o ambiente, pela mudança do uso do solo e pelas práticas de produção que podem resultar em poluição de solo, água e ar. Para fazer frente à complexidade dos seus processos de produção, a inteligência artificial tem desempenhado um papel cada vez mais importante na pesquisa agrícola, inovação e transformação social. Este texto aborda esse papel em algumas áreas importantes: gestão da água, produção agrícola e cadeias de valor, e a questão dos dados para a pesquisa.
Acesse aqui.

Inovação aberta na geração de tecnologias digitais que apoiam o agricultor
Autoria: VAZ, G. J.; ROMANI, L. A. S.; MEIRA, C. A. A.; BETTARELLO, M. M. F.; MASSRUHA, S. M. F. S.
Publicado em 2023.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo projetos de PD&I executados na Embrapa que mostra como o fomento a projetos de inovação aberta pode resultar na geração de ativos importantes para a oferta de soluções que auxiliam na digitalização do setor agrícola e amplificam o alcance dos agricultores a informações e tecnologias.
Acesse aqui.

Agro 4.0: o papel da pesquisa e perspectivas para a transformação digital na agricultura
Autoria: MASSRUHA, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; BOLFE, E. L.
Publicado em 2023.
Resumo: Este capítulo objetiva apresentar análises que considerem o contexto mais amplo sobre as principais tecnologias digitais, aplicações e demandas do setor produtivo agrícola da Agricultura Digital no Brasil (antes, dentro e fora da porteira); o papel da Embrapa e parceiros em ecossistema de inovação aberta; e os principais desa!os e expectativas da agricultura digital, que são insumos importantes para construir cenários de consolidação de uma agricultura mais sustentável no Brasil.
Acesse aqui.

Agricultura digital, inovação e aplicações
Autoria: LEITE, M. A. de A.; MASSRUHA, S. M. F. S.; CORAL, K. J.
Publicado em 2024.
Resumo: Este capítulo pretende explorar as ações realizadas pela Embrapa e a Coplacana na área da agricultura digital.
​

Coleção 500 Perguntas 500 Respostas
Autoria: Embrapa
Publicado em 2019.
Resumo: As publicações dessa coleção foram elaboradas a partir de perguntas formuladas por produtores, associações de produtores, cooperativas, etc. e respondidas pela Embrapa. Aqui, além de ter acesso aos conteúdos de cada edição, você pode fazer o download dos títulos em versão digital ou comprar a versão impressa.
As perguntas e respostam contam com uma vasta gama de 42 produtos agropecuários, incluindo soja, gado de corte, milho e jortaliças orgânicas.
​

Perspectivas da digitalização da agropecuária
Autoria: BAMBINI, M. D.; LEITE, M. A. de A.; OLIVEIRA, S. R. de M.; BONACELLI, M. B. M.
Publicado em 2023.
Resumo: Uma análise dos elementos que influenciam a transformação digital do campo, com enfoque no desenvolvimento de um ecossistema de inovação agrícola digital.
O objetivo do estudo é investigar fatores que influenciam o desenvolvimento da Transformação Digital da Agropecuária (TDA), evidenciando aspectos de infraestrutura e a perspectiva de ecossistema de inovação agrícola.
O artigo promove uma análise da TDA sob uma perspectiva ampla, a fim de apoiar a condução de políticas públicas e orientar ações da iniciativa privada na promoção da digitalização abrangente do campo. Além disso, evidencia as condições estruturais da TDA e aponta caminhos para fortalecer um ecossistema de inovação agrícola digital, a partir das interações entre governo, academia e setor produtivo.
​
Acesse aqui.

Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar
INAMASU, R. Y.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.
Publicado em 2011.
Resumo: A rede de pesquisa e desenvolvimento em Agricultura de Precisão (AP) da Embrapa iniciou suas atividades em novembro 2009 e conta com 20 Unidades de pesquisa da Embrapa e cerca de 200 pesquisadores; 15 unidades experimentais distribuídas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País; 11 culturas entre perenes e anuais e cerca de 100 atividades de P&D&I. O projeto propõe durante quatro anos estabelecer conceitos de AP focada na sustentabilidade do sistema produtivo das culturas anuais de milho, soja, arroz, trigo, algodão, e culturas perenes e semiperenes como pinus, uva, pêssego, pastagem e cana de açúcar. A presente edição registra algumas das atividades que foram realizadas nos primeiros dois anos de execução.
Esta publicação é uma compilação dos trabalhos apresentados na Convenção da rede AP da Embrapa realizada entre os dias 21 a 25 de novembro de 2011. Está organizada em seis seções. A primeira seção é a apresentação da rede e dos conceitos da Agricultura de Precisão nos quais os trabalhos estão fundamentados. As demais seções representam a composição da rede. A rede está dividida em cinco Projetos Componentes: Gestão; Desenvolvimento de novas ferramentas; Culturas anuais; Culturas perenes e Inovação. A sessão “Organização da rede” apresenta as atividades realizadas pela gestão, onde inclui as atividades transversais como organização do sistema de informação da rede e sistema de apoio aos campos experimentais como condutividade elétrica aparente do solo. A seção “Ferramentas para Agricultura de Precisão” inclui trabalhos de desenvolvimentos de equipamentos, metodologias de análise, técnicas de imagem, entre outros, que apoiam a prática da AP. As duas próximas seções exploram as atividades realizadas em culturas anuais e perenes, resultado das ações de campo obtidos nas áreas denominadas pela rede de unidades piloto. Por fim, a seção que apresenta o esforço da equipe em direção à inovação por meio da AP.
Acesse aqui.

Agricultura de Precisão: Resultados de Um Novo Olhar
Autoria: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y.
Publicado em 2014.
Resumo: O livro Agricultura de Precisão: Resultados de um Novo Olhar, publicado pela Embrapa em 2014, reúne pesquisas sobre o uso de tecnologia para otimizar a produção agrícola. A obra contém mais de 60 artigos escritos por 162 autores e aborda temas como histórico da agricultura de precisão, ferramentas tecnológicas, impactos socioeconômicos e ambientais, além de estratégias para adoção dessas técnicas.
O livro é resultado de quatro anos de pesquisas conduzidas pela Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa, envolvendo 200 pesquisadores, 20 unidades da Embrapa, 30 empresas privadas, nove universidades e diversas outras instituições. Ele apresenta aplicações práticas da agricultura de precisão em culturas perenes e anuais, demonstrando o potencial da automação e da instrumentação agropecuária na modernização do setor agrícola Brasileiro​.
Acesse aqui.


Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital
Autoria: BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C.; VAZ, C. M. P.; PIRES, J. L. F.; GEBLER, L.; JORGE, L. A. de C.; INAMASU, R. Y.
Publicado em 2024.
Resumo: A presente obra é um marco para a ciência agrícola nos trópicos ao evidenciar que os importantes avanços conquistados nas décadas passadas, que fizeram do Brasil o único país do mundo com agricultura diversificada e competitiva, foram fundamentais, mas fazem parte de um passado glorioso. A ciência brasileira foi competente ao promover a tropicalização de plantas e animais originários de biomas de climas frios e temperados do hemisfério Norte, principalmente alicerçada em ciências como biologia, química, física, economia, matemática e estatística, e tendo como pilares ciências aplicadas como agronomia, medicina veterinária, zootecnia, sociologia e administração. Nesta nova etapa que se abre, um novo cenário surge, com o concurso da ciência de dados e da inteligência artificial, da engenharia de precisão e da eletrônica embarcada, sem perda de importância das ciências tradicionais. A agricultura de precisão se consolida numa etapa fundamental, em que grandes desafios demandam respostas urgentes. As mudanças no clima trouxeram novos desafios para todas as culturas e biomas. Isso num ambiente em que se torna essencial aumentar a produção de alimentos, fibras e energias renováveis, num mundo em que a população cresce, principalmente em regiões de baixa escassez de recursos hídricos e solos férteis. Segurança alimentar deixou de ser assunto de Estado para ser do interesse de todos. Soma-se a isso a necessidade premente de resolver a questão da exclusão de parcela da população mundial em função da fome. Há um novo desafio configurado, representado pela mudança no padrão de consumo, que é mundial. O mundo se urbanizou, a produção está distante dos consumidores, principalmente dos jovens, que trouxeram recentemente novas demandas, configurando um novo mindset. Biosseguridade, rastreabilidade, carbono zero, bem-estar animal são algumas das novas exigências, que vão além dos processos de produção tradicionais. A agricultura de precisão e digital já vem apresentando soluções para todos esses novos desafios, pois possibilita aumentar a produção de alimentos a custos declinantes, buscando contribuir, com o monitoramento cada vez mais preciso de plantas, animais e do meio ambiente, para o melhor enfrentamento do desafio do clima. Ao reunir tecnologias e resultados efetivos, obtidos na aplicação de agricultura de precisão e digital ao cultivo de grãos, plantas perenes e na pecuária, esta obra será de utilidade extrema para diferentes públicos. O conhecimento contido interessa a acadêmicos, tomadores de decisões públicas e privadas e produtores empreendedores. Este livro, na forma como seu conteúdo está magistralmente organizado e apresentado, surge como um divisor de águas no tema e será fundamental para renovar os laços de ciência e empreendedorismo, pilares que sustentam a eficiente e competitiva agricultura brasileira há décadas. Aos autores da Embrapa e de instituições parceiras: estejam certos de que deram incomensurável contribuição ao Brasil e ao mundo tropical, renovando as esperanças de que continuaremos a ser uma nação provedora de novas soluções para desafios que se apresentam.​
Acesse aqui.
