
Desafios e Atividades - OFE Lavoura
​​
A tecnologia agrícola digital atualmente aplicada pelos grandes produtores é utilizada principalmente para a gestão de operações agrícolas. Como resultado, os pequenos e médios produtores ainda apresentam dificudades de integração e análise dos dados de máquinas para uma gestão agronômica eficiente, havendo espaço para melhorar os rendimentos e as recomendações baseado em dados.
​
Neste Projeto, pretendemos apoiar a realização de uma agricultura consciente em termos ambientais e de custos baseada em dados, utilizando ferramentas digitais para monitorar a análise do solo, operações de colheita e tratos culturais, bem como fornecer serviços que combinem informações sobre solo, clima e a produção para apoiar processos de certificação.
​
Uma vez que existem muitas empresas Japonesas avançadas nos campos das tecnologias habilitadoras, o nosso objetivo é adaptar tecnologias que irão melhorar a produtividade na área das lavouras Brasileiras em colaboração com produtores.
​
Por fim, esperamos colaborar com a AgroAPI da Embrapa e outros serviços para que pequenos e médios produtores possam utilizar esses serviços a baixo custo.
​
​
Conceito da OFE no início do Projeto:
-
Combinação de informações sobre produção e mercado
-
Apoio às decisões agrícolas por meio de ferramentas digitais
-
Ligação entre o registo de terras e a monitorização das áreas de conservação
-
Emissão de certificados ESG​
Plataforma de APIs - AgroAPI da Embrapa
De acordo com a Embrapa:
"A plataforma AgroAPI oferece informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa que podem ser utilizados por empresas, instituições públicas e privadas e startups para a criação de softwares, sistemas web e aplicativos móveis para o setor agropecuário, com redução de custo e de tempo. O acesso aos dados e modelos é realizado de forma virtual por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês) – um conjunto de padrões e linguagens de programação que permite, de maneira automatizada, a comunicação entre sistemas diferentes de forma ágil e segura".
​
A Embrapa conta com 7 APIs disponíveis na Loja, sendo elas:
​
-
ClimAPI: A API de previsibilidade climática (ClimAPI) é voltada para o apoio à construção de soluções digitais voltadas a agricultura de precisão, auxiliando produtores, técnicos e empresas nos processos de planejamento, decisão e monitoramento agrícola.
-
Agritec: A API Agritec reúne informações úteis para o gerenciamento da produção de culturas agrícolas.
-
SATVeg: A API SATVeg é derivada do Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg), uma ferramenta web desenvolvida pela Embrapa Agricultura Digital, destinada à geração e visualização de perfis temporais dos índices vegetativos NDVI e EVI para o Brasil e toda a América do Sul, com o objetivo de apoiar atividades de gestão territorial e monitoramento agrícola e ambiental.
-
AgroTermos: A API do AgroTermos consiste em um conjunto de serviços web que permite o acesso e a consulta do conteúdo completo do AgroTermos. Trata-se de um conjunto de operações que promove a comunicação máquina-máquina, sem a necessidade de interferência humana.
-
SmartSolos: A API SmartSolos Expert possibilita a classificação de perfis de solos do Brasil por meio de um sistema especialista implementado com base nas regras da 5ª edição do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), que é o sistema taxonômico oficial para classificação de solos no Brasil.
-
PlantAnnot: Na área de bioinformática, a Embrapa coloca à disposição a API PlantAnnot, que possibilita acesso a informações sobre genes e proteínas de mais de 50 espécies de plantas armazenadas no banco de dados do sistema PlantAnnot.
-
Bioinsumos: A API Bioinsumos reúne informações sobre os inoculantes e os produtos para controle de pragas e plantas invasoras, registrados, que estão dentro do conceito de bioinsumos para a agricultura orgânica e outros sistemas produtivos.
Localização - OFE Lavoura

