
Para promover a agricultura sustentável e enriquecer sua transparência com base nos conceitos ESG, é de grande importância criar um ambiente onde tecnologias e informações sobre tópicos como Agricultura de Precisão e Digital possam ser compartilhadas entre o Japão e Brasil. Esse intercâmbio deve ir além das estruturas organizacionais atuais, sendo impulsionado por diversas parcerias, incluindo público-privadas. ​
​
Deste modo, o "Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro" foi desenvolvido.
​
A Fase de Planejamento do Projeto foi realizada entre Maio de 2021 e Março de 2022, seguida de um Estudo de Planejamento Detalhado em Maio de 2022. Com base nisso, uma Ata de Reunião foi assinada entre o Japão e o Brasil, formalizando o acordo sobre os detalhes da Fase de Implementação.
​
O Projeto está sendo implementado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência de Cooperação Internacional do Japão. ​​​​
​
A estrutura organizacional do Projeto pode ser acessada aqui.
​
O infográfico do Projeto pode ser baixado aqui.
​
O Projeto de Cooperação Técnica pode ser acessado aqui.
Nossa Missão
​Promover a Agricultura de Precisão e Digital no Brasil e enriquecer a transparência do Agro Brasileiro baseadas nos conceitos ESG nas verticais Lavoura, Pecuária e Agrofloresta
Estabelecer um Ecossistema de Inovação
​
Criar diversas parcerias, incluindo Público-Privadas entre o Brasil e Japão
​

1. Ecossistema de Inovação
O que é?

Um ecossistema de inovação agrícola é uma rede organizacional composta por instituições ligadas à agricultura (como instituições de pesquisa, universidades, instituições públicas, empresas privadas, startups, produtores rurais e associações, entre outros).
Este projeto tem como objetivo desenvolver uma estratégia de transformação digital, um mapeamento de tecnologias agrícolas e um roteiro de desenvolvimento para o Japão e o Brasil, além de realizar oficinas com partes interessadas do setor público e privado.
Nesse processo, um ecossistema de inovação será desenvolvido e servirá como base para outros resultados deste projeto (Plataforma de Dados Agrícolas, OFE).​
2. Plataforma Digital
O que é?

Plataformas de dados agrícolas são serviços em nuvem que oferecem diversos dados e programas (como informações meteorológicas, dados sobre terras agrícolas, previsões de produtividade, etc.).
No Japão, existe uma plataforma pública de dados agrícolas chamada WAGRI, onde dados de empresas privadas, bem como de órgãos governamentais e institutos de pesquisa, são disponibilizados por meio de uma API*. Através do WAGRI, fornecedores de TIC e fabricantes de máquinas agrícolas desenvolvem e oferecem serviços web e aplicativos para a produção agrícola, combinando diferentes dados e programas.
​
Por outro lado, embora existam várias plataformas privadas de dados agrícolas no Brasil, o ambiente ainda não está maduro o suficiente para combiná-las e integrá-las. Portanto, este projeto irá construir uma plataforma de dados com base na plataforma de APIs da Embrapa, chamada AgroAPI, onde dados e programas públicos e privados serão disponibilizados por meio de APIs, com referência ao WAGRI do Japão.
*API: Uma API (Interface de Programação de Aplicações) é um conjunto de definições e protocolos que permite que diferentes softwares ou sistemas se comuniquem entre si. A API define as formas e os métodos pelos quais os programas podem solicitar e trocar dados ou funcionalidades. Em resumo, APIs ajudam a integrar sistemas e ampliar suas funcionalidades de maneira padronizada e reutilizável.
3. On-Farm Experimentation
O que é?

On-Farm Experimentation (OFE) ou Experimentação na Fazenda será realizada em 3 áreas: Lavoura, Pecuária e Agrofloresta em 3 Estados em potencial: São Paulo, Paraná e Pará.
​
O objetivo da OFE é co-criar tecnologias mais inovadoras usando as tecnologias de empresas privadas e institutos de pesquisa no Japão e no Brasil em ambiente real de produção, para verificar se elas podem contribuir para resolver os problemas enfrentados pela agricultura brasileira. Além disso, a atividade está planejada para utilizar os dados e programas da plataforma de dados agrícolas desenvolvida no Output 2, e para fornecer os dados e programas desenvolvidos através da OFE para o Output 2.
​​
Mais informações sobre as On-Farm Experimentations (OFEs) abaixo. ​​​​

Lavoura
A vertical Lavoura busca gerar dados digitais auditáveis e de qualidade com o uso de maquinário agrícola, habilitando respostas rápidas e transparentes.
​
Também procura facilitar a integração de dados de diferentes plataformas, e aprimorar a plataforma AgroAPI da Embrapa.
4. Transferência e Disseminação
O que é?

Ao final do Projeto, espera-se transferir e disseminar todo o conhecimento gerado e compilado através de diversos materiais, eventos e treinamentos.
​
É esperado que ao todo:​
-
O conhecimento e boas experiências do Projeto baseados em baseados em Agricultura de Precisão e Digital seja transferido para 200 Empresários, Pesquisadores e Promotores;
-
O conhecimento sobre APIs e funções da Plataforma Digital para Agricultura seja transferido para 300 Estudantes e Técnicos;
-
O conhecimento geral sobre Agricultura de Precisão e Digital seja transferido para 600 Estudantes e Profissionais do meio.



