A Equipe do Projeto visitou a CAMTA em Tomé-Açu, Pará, para reportar o progresso atual da OFE Agrofloresta - Maio de 2025
- CoPADi
- 29 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de jul.
Nesse projeto, as OFEs serão implementadas no setor de Agrofloresta, além dos setores de Lavoura e Pecuária.
A agrofloresta é uma forma de agricultura em que árvores e lavouras são plantadas juntas em um único pedaço de terra, e a produção agrícola, florestal e pecuária é realizada simultaneamente por meio da interação de plantas e ecossistemas. Embora seja esperado que apresente diversos benefícios, como a diversificação da produção, contramedidas para mudanças climáticas e gerenciamento sustentável da terra, não é tão produtiva quanto a monocultura em larga escala.
A empresa Japonesa Fruta Fruta* tem promovido produtos ecologicamente corretos exibindo o selo “quantidade de redução de CO2” (Foto 3), resultado de práticas agroflorestais. A empresa planeja expandir isso e, no futuro, calcular e visualizar essas reduções de CO2 (absorção de carbono) em uma plataforma de dados* e estabelecer um sistema que permita que as empresas utilizem os dados necessários para calcular, relatar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (incluindo o Escopo 3*) em todas as suas cadeias de fornecimento.
A OFE usará dados dos campos da cooperativa agrícola CAMTA (Tomé-Açu, Pará), que distribui açaí para a Fruta Fruta. A cooperativa CAMTA gerencia dados como espécies de árvores e número de árvores no “Terras Gestor”, uma plataforma de dados da Terras App Solutions (Belém, Pará).
Ao conectar essa plataforma com a plataforma de dados da Fruta Fruta por meio de uma API*, o Projeto visa calcular as reduções de CO2 (absorção de carbono) a partir dos dados da CAMTA, na plataforma da Fruta Fruta.
Portanto, a principal atividade nessa OFE é coordenar as especificações da API para conectar cada plataforma de dados (além disso, pretendemos aumentar ainda mais a confiabilidade dos dados entre as plataformas acima por meio da plataforma da Embrapa “AgroAPI” também).
Em Maio, a Equipe do Projeto visitou a cooperativa CAMTA, que tem fornecido ao Projeto dados de seus campos, para compartilhar o progresso da OFE.
A Fruta Fruta e a Terras continuarão a ajustar as especificações do API, e as reduções reais de CO2 (absorção de carbono) serão calculadas até a COP30, que está programada para ser realizada em Novembro.
---
*Fruta Fruta Inc: Uma empresa Japonesa de alimentos que importa ingredientes, como açaí e cacau cultivados por métodos agroflorestais da cooperativa agrícola CAMTA, comercializa e vende esses produtos no Japão.
-Site da empresa: https://www.frutafruta.com/
*Plataforma de dados: Um sistema de infraestrutura para coletar, armazenar, analisar e compartilhar vários tipos de dados. Os usuários podem visualizar e vincular dados na plataforma e usá-los para a tomada de decisões e suporte aos negócios.
*Escopo 3: No cálculo das emissões de GEE em toda a cadeia de abastecimento de uma empresa, refere-se a uma gama mais ampla de emissões indiretas além do Escopo 1 (emissões diretas da própria empresa) e do Escopo 2 (emissões indiretas da empresa).
*API (Interface de Programação de Aplicativos): Um arranjo (interface) para que o software troque funções e dados. Ela facilita o uso e a vinculação de funções e dados de outros serviços. Por exemplo, um aplicativo de mapas usa a API do Google Maps para obter informações de mapas, um aplicativo de meteorologia usa a API de dados meteorológicos para obter as informações meteorológicas mais recentes etc.
---







