A fase de implementação do Projeto foi iniciada - Abril de 2023
- CoPADi
- 1 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mai.
O Projeto visa "promover o desenvolvimento da agricultura de precisão e digital por meio de parcerias, incluindo público-privadas, entre o Japão e o Brasil". Espera-se que essa meta seja alcançada por meio da concretização dos quatro resultados mostrados na Figura 1. Após uma fase de planejamento (abril de 2021 – março de 2022) e um estudo de planejamento detalhado subsequente, a fase de implementação começou em abril de 2023. Além disso, dado o uso extensivo de termos técnicos do campo de TIC neste projeto, um glossário de termos foi preparado para garantir um entendimento compartilhado entre as partes interessadas japonesas e brasileiras. Os principais termos técnicos são apresentados abaixo:
Agricultura de Precisão:
Uma estratégia de gestão que coleta, processa e analisa dados sobre eventos discretos ao longo do tempo e do espaço, integrando-os com outras informações relevantes para dar suporte à tomada de decisões. O objetivo é aumentar a eficiência, produtividade, qualidade, lucratividade e sustentabilidade na produção agrícola com base na variabilidade estimada.
Agricultura Digital:
Um sistema agrícola que utiliza TI para coletar e analisar dados digitais (dados discretos) de locais de produção, melhorando assim a eficiência da gestão da fazenda, aumentando a produtividade das colheitas e aprimorando a qualidade do produto. É considerado um subconjunto da agricultura de precisão.
Ecossistema de Inovação
Uma estrutura que gera valor social e econômico ao criar novas conexões e contextos — ao mesmo tempo em que reavalia elementos existentes, como produtos, serviços, organizações, modelos de negócios e mecanismos — para impulsionar a mudança. Esse processo leva à formação de um grande sistema interconectado no qual várias indústrias e produtos interagem para promover a inovação.
Com base nessa premissa, o Projeto colaborará com empresas e instituições de pesquisa para estabelecer uma Plataforma de Cocriação como base para a inovação. Além disso, contribuirá para o aprimoramento da Plataforma de Ligação de Dados Agrícolas (AgroAPI) operada pela Embrapa, uma organização brasileira de pesquisa agrícola.
Além disso, por meio de projetos de demonstração em lavouras, pecuária e agrofloresta, espera-se que a iniciativa facilite um maior acesso à agricultura de precisão e digital para produtores de pequena e média escala, ao mesmo tempo em que permite que os produtores de grande escala façam a transição para práticas agrícolas mais sustentáveis.
Essas atividades também visam fortalecer uma parceria sustentável entre o Japão e o Brasil, fomentando a “Cocriação” com empresas e instituições de pesquisa brasileiras..




