Discutindo o futuro da integração de dados agrícolas - Segunda Reunião do Subcomitê realizada em Julho de 2025
- CoPADi
- 15 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de ago.
Em 15 de julho de 2025, realizamos a Segunda Reunião do Subcomitê* do Projeto online. Neste, foi estabelecido que o Subcomitê realizaria reuniões para que as partes interessadas aprofundem as discussões em áreas especializadas e promovam atividades de forma eficaz. Desta vez, 48 partes interessadas de órgãos governamentais e universidades se reuniram para discutir ativamente o potencial e o futuro da “AgroAPI”, uma plataforma de integração de dados agrícolas desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O que é o AgroAPI, a chave para a integração de dados
A AgroAPI é uma plataforma operada pela Embrapa que fornece acesso a vários tipos de dados essenciais para a agricultura, como informações meteorológicas, informações geográficas e dados sobre o solo. A Embrapa almeja que a AgroAPI sirva como uma espécie de “infraestrutura” que apoie as atividades de todas as empresas e organizações, em vez de competir com outras Agtechs (empresas de tecnologia agrícola).
Para atingir esse objetivo, a Embrapa planeja expandir a funcionalidade atual da AgroAPI, que atualmente fornece apenas dados, para:
1) permitir a ingestão de dados (por exemplo, dados de operação de máquinas agrícolas),
2) integrar vários dados para fornecer novos serviços (por exemplo, mapas de fertilizantes criados pela combinação de dados de aplicação de pesticidas com dados de terras agrícolas),
3) comprovar a produção fora das áreas de exploração ilegal de madeira, tornando irreversíveis os dados relativos às máquinas agrícolas importadas (por exemplo, conformidade com o Regulamento da UE sobre a desflorestação (EUDR) relativo às obrigações de diligência devida para prevenir o desflorestamento).
Este roteiro foi inspirado no conceito do WAGRI** do Japão.
Discussão e expectativas crescentes em relação ao Projeto
Nesta reunião do Subcomitê, foi compartilhada a visão futura de como a AgroAPI pode se desenvolver e expandir seu uso, levando em consideração as necessidades dos Produtores. Como exemplo específico, foi apresentado o teste de demonstração em andamento no Estado do Paraná. Nesse teste de demonstração, dispositivos GPS de alta precisão fabricados pela Agri Info Design Co., Ltd. do Japão e sensores fabricados pela Jacto do Brasil são instalados em tratores para coletar dados detalhados, como trajetórias de condução. O plano é conectar esses dados ao AgDataBox*** por meio do AgroAPI para permitir análises multifacetadas.
Além disso, foi sugerido que a AgroAPI poderia ser usada como uma plataforma de integração de dados não apenas no campo agrícola, mas também em outros ministérios, como o Ministério da Pesca (MPA), aumentando as expectativas quanto à sua contribuição para a promoção da digitalização em uma ampla gama de campos.
Por meio dessa discussão, pudemos reafirmar o alto nível de atenção e expectativas em relação a esse Projeto, que utiliza a AgroAPI para realizar Experimentação na Fazenda (OFE) com a participação dos Agricultores. Continuaremos a aprofundar nossa colaboração com as partes relevantes e a contribuir para o desenvolvimento da agricultura de precisão e digital no Brasil.
*Reunião do Subcomitê:
Uma reunião com as partes interessadas do Projeto para discutir três áreas: “Lavoura”, “Pecuária” e “Agrofloresta”. Três reuniões estão planejadas entre 2024 e 2025, conforme a seguir:
1ª Reunião (Junho de 2024): Situação atual e desafios da agricultura de precisão e digital, e o potencial da OFE (Experimentação na Fazenda);
2ª Reunião (Julho de 2025): Conceito, melhorias e efeitos esperados da plataforma agrícola vinculada a dados “AgroAPI”
3ª Reunião (prevista para Dezembro de 2025): Rumo à construção de um ecossistema de inovação para promover a agricultura de precisão e digital.
**WAGRI:
Um serviço de nuvem pública que fornece dados e programas úteis para a agricultura, como previsões meteorológicas, de terrenos agrícolas e de rendimento. Tem como objetivo melhorar a produtividade e a rentabilidade dos agricultores e é operado pela Organização Nacional de Pesquisa Agrícola e Alimentar (NARO) no Japão.
(website: https://wagri.naro.go.jp/)
***AgDataBox:
Uma plataforma de código aberto para gerenciamento de dados agrícolas desenvolvida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ela pode ser usada para comparar e analisar dados agrícolas e gerenciar registros de trabalho diários.
(website: https://adb.md.utfpr.edu.br/)






