top of page
Buscar

Dispositivo GNSS/GPS instalado para adquirir dados operacionais para maquinaria agrícola no Paraná - Abril de 2025

  • CoPADi
  • 15 de abr.
  • 2 min de leitura

Este Projeto planeja aprimorar a plataforma de integração de dados agrícolas da Embrapa (AgroAPI), para que ela possa trocar dados com plataformas de dados agrícolas de fabricantes de máquinas agrícolas e outros. O Projeto solicitará a cooperação de Produtores, membros de cooperativas agrícolas do estado do Paraná, em um projeto de demonstração. Assim, será possível obter dados operacionais sobre máquinas agrícolas utilizando dispositivos GNSS/GPS* da Agricultural Information Design, que possui um histórico comprovado de vendas no Brasil. Além disso, a Agro Info Design desenvolverá uma API* para sua computação em nuvem, a fim de permitir que a AgroAPI adquira esses dados.

 

Em Abril de 2025, a empresa trouxe seu dispositivo GNSS/GPS do Japão para o Brasil e o instalou em máquinas agrícolas de um Produtor no Estado do Paraná para um teste de aquisição de dados (ver foto).

O teste mais recente está programado para ser realizado em Maio, durante a época de plantio do trigo. Isso permitirá a aquisição de dados operacionais sobre máquinas agrícolas para aplicação de herbicidas antes e depois da época de plantio. Posteriormente, o plano é adquirir dados para máquinas de colheita e semeadura, incluindo também outras culturas.

 

*A Agri Info Design, Ltd. é uma empresa japonesa de TI agrícola que desenvolve software e serviços de consultoria para empresas e organizações relacionadas com a informatização e automação de máquinas agrícolas, e fornece aos agricultores sistemas de TI que os ajudam nas suas operações. A empresa vende dispositivos GNSS/GPS e sistemas de direção a preços baixos para permitir a assistência em linha reta e a direção automática, e fornece um serviço que permite aos usuários salvar registros de trabalho e visualizá-los em vários dispositivos.

 

*GPS (Sistema de Posicionamento Global): Um sistema de posicionamento por satélite operado pelos Estados Unidos que utiliza cerca de 30 satélites para determinar com precisão a sua localização (latitude, longitude e altitude) em qualquer lugar do globo.

 

*GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite): termo genérico para sistemas de posicionamento por satélite de vários países, incluindo o GPS. O uso de vários sistemas de satélite aprimora a precisão e a estabilidade. Os principais GNSS incluem GPS (EUA), GLONASS (Rússia), Galileo (Europa) e BeiDou (China).

 

*API (Interface de Programação de Aplicativos): Um arranjo (interface) que permite que softwares troquem funções e dados entre si, facilitando o uso e a conexão de funções e dados de outros serviços. Exemplos incluem: “um aplicativo de mapas usa a API do Google Maps para obter informações de mapas” ou “um aplicativo de previsão do tempo usa a API de dados meteorológicos para obter as informações meteorológicas mais recentes”.


Foto 1:  Explicação pela Equipe do Projeto.
Foto 1:  Explicação pela Equipe do Projeto.

Foto 2: Teste realizado pelos Produtores.
Foto 2: Teste realizado pelos Produtores.

Foto 3: Dados operacionais de máquinas agrícolas a partir de testes (alguns dados, como trajetória, área de sobreposição, velocidade, etc., podem ser observados).
Foto 3: Dados operacionais de máquinas agrícolas a partir de testes (alguns dados, como trajetória, área de sobreposição, velocidade, etc., podem ser observados).



 
 
Agência de Cooperação Internacional do Japão
Embrapa
Ministério da Agricultura e Pecuária
Agência Brasileira de Cooperação

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato aqui.

Este site foi criado pela Equipe do Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro com o objetivo de promover as atividades do Projeto.

bottom of page